Marilena Seminara

Pianista, musicóloga e musicoterapêuta

            Começou seus estudos de piano guiada pelo Maestro Salvatore Calafato, diplomando-se no Conservatòrio Vincenzo Bellini di Palermo.

            Participou em diversos concursos nacionais de piano (Acireale, Salsomaggiore, Reggio Calabria, Camaiore, etc.) qualificando-se entre os primeiros lugares.

            Desde 1989 a 1991 ela aderiu a corsos de interpretação e virtuosismo musicais administrados por Eliana Richepin no Centro Musical Internacional de Annecy (França), aperfeiçoando-se com Jacques Delannoy e Roger Muraro.

            Em Julho de 1995 participou ao XII corso internacional de interpretação musical de Gerona (Espanha), aperfeiçoando-se com o Maestro Luiz De Moura Castro (Hartt School of Music na Universidade de Hartford – USA) e com o Maestro Jun Kanno (Ecole Normalle, Paris). Se  exibiu como solista e na formação da Câmara na Itàlia e no esterior (França, Espanha, Brasil, Polonia): Participou em vàrios recitais para a Associação Musical H.Neuhaus na Academia da Romania a Roma, para o Teatro Verdi de Pisa, etc.

            No verão de 1996 se exibiu como solista e num dueto com violoncelo em um recital em calatina Muscia al Centro Storico. E na mesma estação foi hospede no Brasil tanto como solista como no recital de piano a quatro mãos: tocou para o Teatro Municipal e para a Sociedade Amigos da Mùsica de Santo André e de Jacarei, em São Paulo.

            Tem alguns anos que se dedica à Mùsica Sovietica e em particolar à Escola de Dmitry Dmitrievic Sostakovic: e a este tema dedicou sua tese de diploma em Musicologia na Escola de Paleografia e Filologia Musical de Cremona (còpias deste trabalho se encontram na Biblioteca do Centro de Documentação de Mùsica Contemporanea “D.Sostakovic” em Paris e na Biblioteca da Sociedade Sostakovic em Moscou).

            Para tal pesquisa e aperfeiçoamento com o piano, contou com a preciosa colaboração do Maestro Valerij Voskobojnikov, aluno do celebre didata Heinrick Neuhaus no Conservatorio de Moscou.

            Para melhor se aprofondar no estudo da mùsica russa e soviética, seguiu o programa didàtico dos corsos do Instituto de Cultura e Lìngua Russa em Roma, de 1993 até 1996.

            Nos anos acadêmicos 1995/96 frequentou o corso da bienal da Escola Arquivista, Paleografia e Diplomatica do Arquivo do Estado de Roma.

            Estagiària do Luiss (Jan. – Dez. 1998) se especializou em Management do Espetàculo. Entre os docentes P.Scardillo e F. Fassone (Teatro Scala), L.Argano (Fond. Romaeuropa), etc.

            Colaborou com Intituições Universitàrias de Concertos em Roma (Univ. La Spienza), realizando programas de aula, recensão e intervenção no âmbito Jornalìstico.

            Professora de piano e història de mùsica no Centro Mus. Corelli di Velletri (Roma), se especializou no uso da mùsica e da arte em ambito psicoterapeutico (Escola de Arteterapia Universitaria Tor Vergata –Roma) esecutando interventos diretos e coletivos em vàrias extruturas e escolas de Anzio, Latina e Velletri, com a supervisão de uma equipe psiquiatrica (Doutora Giuseppa Pistorio, neuropsiquiatra): autismo, disprassia, disturbos esquisofrenicos, cerebropatias.

             Conselheira da Radio Vaticana para cura e condução de programas de aprofundamento musicològico.

 

Home